A liberdade de expressão é um princípio essencial para uma sociedade verdadeiramente livre. No entanto, no Brasil, a censura ainda persiste, representando uma ameaça aos valores de uma sociedade civilizada. Então nós, brasileiros, precisamos explorar a importância de se combater a censura no país com as ferramentas certas, sempre usando a tecnologia como aliada na defesa da liberdade de expressão como um direito inalienável.
nnnnA censura impede o livre fluxo de informações, dificultando o acesso a diferentes perspectivas e limitando a capacidade das massas formarem opiniões informadas. O ideal libertário reconhece a importância de uma sociedade em que todos tenham acesso a uma ampla gama de ideias e informações, permitindo um debate público aberto e saudável.
nnnnSabemos que dentro de um ambiente de censura estatal, isso é impossível.
nnnnÉ aí que entra o protocolo Nostr.
nnnnA censura muitas vezes é usada como uma ferramenta de controle estatal, permitindo que governos restrinjam a liberdade de expressão e silenciem vozes dissidentes.
nnnnPara cada ferramenta que o estado cria para calar homens livres, estes mesmos tem o poder de desenvolver e de usar mecanismos tecnológicos que driblam essas ferramentas de censura: que é o caso do protocolo Nostr, desenvolvido por um brasileiro.
nnnnO que é o protocolo Nostr?
nnnnO Nostr é um protocolo que foi projetado para armazenar informações de forma descentralizada, o que significa que não depende de uma única autoridade central para controlar o acesso ou a disseminação dessas informações. Isso pode ter implicações significativas no combate à censura, pois torna mais difícil para governos ou outras entidades bloquearem ou controlarem o fluxo de informações.
nnnnVeja, a internet é como uma “grande biblioteca” com muitas informações. Cada pedaço de informação que as pessoas compartilham fica armazenada em servidores de redes sociais centralizadas, como o Facebook, Twitter e Instagram, etc…
nnnnCom o protocolo Nostr o cenário muda: não temos empresas que decidem quais informações você pode ler e onde a informação fica na internet – com o Nostr, todos podem criar suas próprias informações e colocá-los em servidores descentralizados especiais chamados de relays.
nnnnVocê pode ver os relays online disponíveis em tempo real aqui: https://nostr.watch/relays/find
nnnnOs relays são como pontos de acesso que guardam e organizam as informações das pessoas. Eles ficam espalhados pela internet e qualquer um pode ter seu próprio relay.
nnnnnnnnIsso é legal porque significa que as pessoas têm controle sobre suas informações e podem compartilhar o que quiserem sem depender de grandes empresas ou fornecerem seus dados sensíveis, como e-mail, celular, nome completo, etc… O Nostr é um verdadeiro aliado do anonimato e da privacidade.
nnnnMas, como você encontra as informações que deseja ler nos relays? É aí que entram os clientes Nostr, que são como um “mapa” que te ajuda a descobrir as informações interessantes que você quer ver.
nnnnCom os clientes Nostr, você pode procurar por assuntos específicos, como “gatinhos fofos” ou “agorismo e sonegação”, e ele te mostra as informações relacionadas sem censura.
nnnnAqui está uma lista de clientes Nostr, para acessar as informações dos relays:
nnnn- n
- Iris.to (web), nnnn
- Snort.social (web), nnnn
- Coracle.social (web), nnnn
- Damus (iOS), nnnn
- Amethyst (Android). n
Então, quando você encontra uma informação legal depois de logado em algum dos clientes, pode abri-la e ler. E se você gostar muito da informação, pode compartilhá-lo com seus amigos, colocando-a no seu relay ou no relay de outros usuários.
nnnnSe você quiser criar um relay, siga esse tutorial:
nnnnnnnnO Nostr é legal porque dá mais liberdade para as pessoas compartilharem suas ideias e opiniões. Também ajuda a proteger a sua privacidade, porque não tem uma pessoa ou empresa controlando tudo o que você faz na internet com os seus dados. Você se torna dono dos seus dados.
nnnnLembre-se, o Nostr ainda está sendo desenvolvido e pode mudar com o tempo, mas é uma maneira empolgante de explorar a internet e descobrir coisas interessantes que você não ve nas redes sociais, estas que são viciadas por algoritmos de mega-corporações e campanhas bilionárias de partidos políticos.
nnnnEntão sim: o Nostr é um aliado no combate a censura.
n